quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

REFLEXÃO

Acho estranho, esquisito, fantasmagórico e outra vez estranho o silêncio de pessoas do desporto da sociedade resendense!!!
É este o ponto de partida para a minha reflexão acerca por exemplo da modalidade que mais me apaixona, que mais amo e que mais respiro: o futebol.
Brevemente teremos mais uma obra fantástica do Eng. António Borges, o estádio de futebol municipal, ou seja o estádio de todos os resendenses. Logicamente teremos o Grupo Desportivo de Resende a usufruir desta belissima estrutura desportiva, colectividade que não é das direcções que por lá passam mas sim dos sócios e de todos os simpatizantes, e sobretudo de todos os resendenses. Não podemos ficar amarrados, presos de reacção, amedontrados por dar a nossa opinião acerca de assuntos desportivos que não achamos correctos, não podemos ter medo de ser perseguidos e ameaçados só porque não concordamos com isto ou aquilo!!!
A minha geração ( dos 30 aos 40 anos) tem muita culpa em tudo o que se passa, e temos culpa porque tivemos oportunidades de tomar as rédeas de um clube sem qualquer interesse institucional e não o fizemos porque numa Assembleia de sócios aparecem 20 pessoas e só 3 são da nossa geração!!! Como é lógico não é minha pretensão ser presidente de clube e tenho imenso respeito por quem o faz com o sentido de tornar o clube maior e melhor, agora permitam me discordar de algumas coisas.
A primeira é que quem entra a liderar os projectos tem de manter as suas ideias, convicções e objectivos e não ir pela cabeça de outros ideologos que de bola pescam zero!! Não quero com isto dizer que assim se passe, mas se se mantiver a nossa linha orientadora dificilmente seremos cortados por ideias que funcionam como curvas e contra curvas perigosas!! É tempo de começar de novo, com novas pessoas,ter a coragem de afastar ideologias antigas , mesmo que sem elas o clube corra o risco de desistir de algumas coisas, porque as ideologias antigas permanecendo também se terminam sonhos de alguns amantes do clube...
É preciso procurar e fomentar o gosto que a malta nova tem por futebol e sobretudo pelo clube, e a formação para isso serve: nem todos os atletas chegarão no final da sua formação desportiva ao topo da pirâmide formativa: a equipa sénior! Alguns terão outras caracteristicas caracterizadoras de excelentes dirigentes e de pessoal para fomentar o associativismo!! Mas não: não serves para os séniores vais embora!!!
Por isso existe algum afastamento da minha geração e de mais novas das direcções de clubes.
Brevemente voltarei para continuar a minha reflexão na esperança que algo mude, que alguém o faça mudar, e que quem realmente manda que pense por si, e que dê um murro na mesa.
FELIZ ANO NOVO...